domingo, 17 de julho de 2011

CATEQUESE: APONTAMENTOS DE UMA “AULA” DE AMOR.

“Há tempos em que é preciso
abandonar as roupas usadas
que já tem a forma do nosso corpo
e esquecer os nossos caminhos
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia
 e se não ousamos fazê-lo
teremos ficado, para sempre, á margem de nós mesmo” (Fernando Pessoa)
Este tempo é agora, já! Hora de pensar e assumir uma catequese  que tem como finalidade  iniciar e educar na fé.  Tempo de celebrar a vida e a Fé e a Fé na vida.
Catequese como “escola” de conversão é uma atividade tão antiga quanto a própria Igreja.
Catequese  como processo de educação da fé, nos leva a um efetivo contato com a comunidade,  na participação da eucaristia, conversa  do bairro, do país, isto tudo com o confronto da bíblia com a vida. Catequese que favoreça um clima de oração, acolhimento entre catequista e catequizando, criando laços,  despertando para a  “prestação” de serviço aos necessitados.
Ora, se a catequese é um processo, isto quer dizer , um caminho. Caminho  que se faz ao longo da vida. Não é “cursinho”  com data marcada para o término, visando    a 1ª comunhão e crisma. Catequese tem uma dimensão muito maior.
Ao ouvirmos falar de catequese logo vem a nossa mente: memorizar orações, mandamentos, doutrinas ... sim, Isto é importante, mas catequese é muito mais, é fazer do catequizando ser gente, gente “encharcado” do amora e da beleza de Deus, que seja capaz de conduzir na vida, de caminhar por seus próprios  pés, capaz de escolher o bem maior que é o amor de Deus e ao próximo, e sentir-se  filhos(as) amados (as) de Deus, amor esse que realiza o catequizando como pessoa, como  imagem de Deus e seja um missionário, apaixonado pelo projeto de vida de Jesus Cristo.
A finalidade da catequese é aprofundar e amadurecer a fé, educando o catequizando  inserindo-o à comunidade. O fruto da catequese é fazer discípulos-missionários.
Catequista e catequizando são chamados a fazerem a experiência de comunhão, de amor, de partilha, se preparando assim para uma vivência autentica, para o seguimento de Jesus Cristo e um compromisso com Ele na pessoa do irmão.
O conteúdo da catequese segundo (DNC 97) é de Mensagem cristã, mensagem como vivência e não aprendida. Mensagem  que visa a felicidade, a realização da pessoa e  promove esta felicidade na família, no trabalho, no ambiente de cada dia. A catequese, portanto deve ser libertadora e transformadora, levando assim o catequizando a encontrar o sentido da vida e a alegria de ser cristão.
Catequese tarefa se´ria e exigente. Não basta descrever, é preciso ir ao coração do catequizando com arte, delicadeza e atenção.
A ciência, filosofia  e a psicologia podem ser instrumentos de conhecimento dos irmãos e irmãs, mas somente o amor é o caminho certo de conhecimento do coração do catequizando.
Definir o que é catequese e como fazer catequese não é fácil. Só podemos defini-la á luz da experiência de Deus.   Através da experiência de Deus teremos os sentimentos de Jesus que é a vida em comunidade, empenho pela mudança da sociedade, preocupação com os excluídos e o  fortalecimento da fé ,  visando um mundo fraterno e justo.
Catequese, pois, é se enamorar da  lua, das estrelas, ouvir o barulho da chuva, sentir o vento e perceber que você catequista e catequizando fazem parte deste lindo Mundo de Deus. É ter conhecimento do amor de Deus e fazer a comunhão com Ele.
Vamos abandonar os velhos métodos de fazer catequese, esquecendo os caminhos, que sempre levam nosso catequizando a pensar que catequese é fazer a 1ª comunhão, crisma etc..
Catequese é muito mais! Vamos ousar e fazer de nossas “aulas” verdadeiros encontros de comunhão, partilha, prazer de estar ali. Fazer comunhão de pessoas e com a pessoa.
Catequese é vida é amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário