sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Plano Arquidiocesano de Catequese


Catequese para todos e para todas as idades.
Dimensão Catequética - Arquidiocese de Mariana
Mística do Plano

 Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual nos céus, em Cristo. Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor” (Ef 1,3-4).
 Fomos resgatados pelo sangue de Jesus Cristo. Nele alcançamos o perdão e nossas faltas, experimentamos de modo incomparável a grandeza e riqueza da graça divina. O seu amor foi derramado abundantemente em nossos corações. O seu Espírito abre-nos a toda a sabedoria e inteligência (1,8).
Esta é a razão de nossa fé e, por isso, o ponto de partida do processo de educação para a vida cristã.
Deus é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é Trindade. O desígnio salvífico de Deus é congregar na
unidade os filhos seus dispersos pelo mundo. Tudo o que foi criado pelo Pai, em especial a humanidade, o foi
referenciado ao Filho, que é o Verbo de Deus. Jesus Cristo é, pois, a luz, a vida do mundo. Através da connfiguração a Jesus Cristo entramos em comunhão com o Pai e entre nós, alcançando a plenitude da vida, a nossa realização completa. “Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo para levar os tempos à sua plenitude: reunir o universo inteiro sob um só chefe, Cristo, o que está nos céus e o que está sobre a terra” (1,9-10). A catequese assume, com toda a Igreja, a tarefa de introduzir cada  pessoa no projeto salvífico do Pai nos revelado em Cristo. Jesus Cristo é o Verbo (Palavra) de Deus que se fez carne, assumindo a condição humana com todas as suas conseqüências, amando-nos até o fim, até a morte de cruz. Jesus conferiu definitivamente um sentido sagrado à nossa história humana. A história humana é também história divina, o “destino” da humanidade está comprometido com o “destino” de Deus. A história da humanidade foi assumida como história da salvação desde o seu início.
Este é o grande projeto de Deus e o sentido mais profundo do plano de catequese: “fomos predestinados a ser, para louvor da sua glória, os que de antemão  esperaram no Cristo” (1,12).
(Continuamos  a meditar o plano nos proximos dias ...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário