terça-feira, 11 de setembro de 2012

Florescer é preciso.



Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira” (Cecília Meireles)

Quando se é criança as histórias nos encantam. E, mesmo que mais tarde não acreditemos no que  nos foi contado, fica um encantamento que oculta  nossos conceitos e  também nosso discernimento.
Foi assim quando ouvi sobre a lenda das quatro estações. Rezava a lenda que três irmãos deram origem às três primeiras estações do ano e as lágrimas de uma irmã saudosa transformaram-se em flores e cada uma de uma forma, de uma cor e de um perfume que ia tornando a terra mais colorida e mais cheia de luz. Era a princesa primavera, que surgia para se opor ao verão que queima, ao inverno que entristece e ao outono sombrio das folhas que se jogam em cascata.
     Mas voltando à realidade, fato é que todo ano a primavera surge tal qual princesa, majestosa derramando suas cores, pincelando todo o universo com o pincel de Deus.
E toda a natureza se renova, transforma-se numa exuberante vitalidade. Tudo respira vida, tudo é fertilidade.
Por que não aproveitar o momento desse ciclo em que a natureza se enfeita e sair do nosso silêncio do nosso recolhimento?   
Deixar para trás o inverno que nos gelou o coração, esquecer as ventanias que varreram nossos sonhos, apagar as tristezas, as angústias de um outono sombrio?
- Esquecer as estações pela qual passamos é podar os galhos que teimam em impedir o crescimento, deixar que os novos brotos da fé, da esperança, renasçam em nosso coração, colorir nossa alma de sentimentos que façam aflorar nossos dons.  Transformar nossos sorrisos em flores fazendo primavera na vida de todos aqueles que são nossos companheiros de caminhada.
Como existe um tempo para tudo, esse é o tempo em que a primavera nos convida a abrir espaço para o novo, florescer nosso coração para que o perfume exale por onde passarmos.


Vamos aproveitar e pegar carona nessa linda Estação Primavera para revitalizar nossos conceitos, reafirmar nossos propósitos de vida, reativar nossa esperança, fertilizar nossa convivência com o adubo do amor, deixar que uma explosão de cores, de luz e de alegria seja a nossa marca contribuindo para que o mundo fique mais colorido, continuando assim o projeto  de Deus que o criou para ser belo e nos criou para amar e sermos felizes.
Se puder ser primavera seja; se não, seja um jardim e se, ainda, não puder ser um jardim seja ao menos uma flor para seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário