terça-feira, 13 de março de 2012

Encontro da campanha

Catequistas,

Coloco a disposição de vocês encontro que pode ser feito com os catequizandos. O material foi digitado na íntegra do livro "Encontros catequéticos para crianças e adolescentes". Apenas houve modificações nos desenhos, pois foi impossível copiá-los. Por reste motivo demonstramos maneiras diferentes de apresentar. Entretanto o conteúdo está fiel ao do livro. Bom encontro para todos. 
Breve o 2º encontro

1º ENCONTRO

Dignidade humana e Cidadania

Ao Catequista

1-Considerações para desenvolver o encontro

A cidadania é conquistada através da participação coletiva e solidaria. Sua construção inicia-ase com a formação da identidade e da autoestima. Ser cidadão significa estar na vida e no mundo, sentindo-se parte integrante do gênero humano, participante ativo do esforço de mudança de sua realidade social, deixando por onde passa sua marca de filho(a) de Deus.

“Cidadão é o individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.” (Herbert de Souza) Betinho


“A razão mais alta da dignidade humana consiste na vocação do homem à união com Deus. Desde o seu nascimento o homem é convidado ao diálogo com Deus. “(Gaudium et Spes n.19). Da dignidade da pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, decorrem direitos universais e invioláveis, superiores a qualquer leu humana. O acesso e esses direitos vai possibilitar as pessoas levar uma vida digna. É necessário portanto, tomar acessíveis ao homem todas as coisas de que necessita para viver plenamente: alimentação, vestuário, moradia, trabalho, lazer etc. ( Gaudium et Spes n.26) Elas repercutem na qualidade de vida e , consequentemente, na saúde.
Com sua ação evangelizadora, Jesus não apenas cura os doentes, mas também resgata o ser humano para o meio da sociedade, dando-lhe dignidade e apresenta uma nova forma de relacionar-se com as pessoas necessitadas (Texto base (TB) 181).
Ao longo dos últimos anos, houve mudança no conceito de saúde: de “caridade” para “direito”. Hoje em dia, no entanto, esse direito está sendo transformado em “negócio”, num mercado livre sem coração! Há necessidade de empoderamento dos pobres em termos de reivindicação (cidadania) e para fazer algo concreto e forçar o direito básico à saúde. Esse direito encontra-se garantido nas constituições de muitos países (controle social do Estado pela sociedade civil), mas ainda está longe de se tornar uma realidade para as populações da maioria dos países da América Latina e do Caribe. A mudança que todos esperamos e estamos buscando, não acontecerá de cima para baixo, mas a partir da conscientização e da educação para a cidadania e do controle social.

2-Justificativa da escolha do tema:

Diante da realidade da saúde pública no Brasil, que clama por justiça, equidade e solidariedade, e sabendo que a pessoa humana só sai de si quando tem boa autoestima e identidade bem estruturada, nossa mesta, nesse primeiro encontro, é trabalhar dois aspectos: o resgate da dignidade da pessoa humana e a cidadania.

Dinâmica do Encontro


3- Acolhida e Saudação Inicial


Distribuir crachás para todos. O nome deve ser escrito na parte de cima, deixando um espaço que será completado no 2º encontro.

Ex:

        Angela
________________

Apresentar duas rosas ( ou outra flor aos catequizandos, uma murcha despetalando, e outra bonita, cheia de vida, saudável.

-Essas duas flores nos mostram a doença e a saúde. Para vocês o que é saúde? (as respostas vão girar em torno de não ter doença, dor, estar forte ete..)
-Completar o conceito de saúde que vai além da ausência de doenças.

“Saúde é um processo harmonioso de bem estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e condição de vida em que se encontre”.(Definição do GPS, tb 14)

“A vida saudável requer harmonia entre corpo e espirito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade”(TB,15)
-Se fossemos escolher uma dessas flores para oferecer a alguém, qual seria? A bonita, claro! Não oferecemos aquilo que julgamos que não agrada. Não doamos, se não gostamos de nós mesmos.
-Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, deu-nos dignidade de filhos, de pessoa humana com capacidade de amar. É ponto de partida para amar, descobrir o próprio valor, viver a dignidade e proclamá-la a toda pessoa. Esta é a força capaz de estabelecer relacionamento fraterno, solidários, que a Campanha da Fraternidade nos propõe. Ela quer “suscitar o espirito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde”. (objetivo Geral da CF/2012)
Vamos então, refletir um pouco sobre a dignidade humana escutando uma história.

4-Um olhar sobre a realidade

Contar a história “A águia e a galinha”

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinha. Comia milho e ração própria para galinha. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista
-Essa pássaro aí não é galinha. É uma águia.
-De fato- desse o camponês. É águia. Mas criei como galinha. Ela não é mais um águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar de asas de quase três metro de extensão.
Não -retrucou o naturalista. Ela é, e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Essa coração a fará um dia voar ás alturas.
-Não, não- insistiu o camponês.
Ela virou galinha e jamais voará como águia. Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse.
-Já que você de fato é um águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou.
-Eu lhe disse, ela virou um simples galinha!
-Não- tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.
Sussurrou-lhe:
Aguia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
-Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
-Não- respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe.
-Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol , para que seus olhos pudesse encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou como o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou...voou... até confundir-se com o azul do firmamento....
(fonte: BOFF, Leonardo. A águia e a galinha, a metafora da condição humana, 40 ed. Petrópolis, Ed vozes, 1997)
Para refletir:


Como será que Deus nos criou? Somos águias ou galinhas? Ou somos as duas juntas? Vejamos o que nos diz a palavra sobre a nossa criação.


5-Iluminando o encontro
-Leitura Biblica: Salmo 08 - “O ser humano na criação”
-Pedir que releiam o versículo que chamou mais a atenção
-Como se sentiram ao saber que foram criados “coroados de glória e honra?

6-Buscando a transformação

a)atividade

1-Dar a cada um uma ficha com uma característica predominante da condição águia ou da condição galinha. (Galinha: alimentação, moradia, ira á escola, praticar esportes, hábitos de higiene, trabalho, cuidado com o meio ambiente. Águia – capacidade de amor, a busca por Deus, amor ao próximo, superar dificuldades, coragem para arriscar, persistência, sinceridade, realizar a vocação, buscar a felicidade)

2-Em pé, circulando pelo ambiente, os participantes devem identificar aqueles que possuem as caracteristicas da condição !águia” ou da condição “galinha”, formando dois grupos. Isso é feito sem que haja conversa, a comunicação será apenas por meio de gestos. Como fundo, colocar a música “águia Pequena” de Pe. Zezinho que fornecerá pistas, dados importantes.

3- Ao terminar a música, os dois grupos já devem estar formados. Cada grupo confere se as características está corretas e as apresenta.

Reflexão

-Observando as duas condições (águia e galinha) o que concluirmos? Agimos, somos apenas como uma delas? Ou as duas condições são essenciais para realização humana? (deixar falar, sem interferência).

-Concluir: cada pessoa tem dentro de si uma águia. Busca as alturas, o sol, foi feita para as grandes ideias e os grandes sentimento. Muitas vezes, porém fica presa a coisas como uma galinha ciscando no galinheiro. Não nascemos só para cuidar de comida, roupa... As duas condições são essenciais para a realização humana. Criados à imagem e semelhança de Deus, temos que buscar sempre a perfeição, a nossa conversão, mas sempre sabedores da nossa pequenez.

b) Trabalho em grupo

-Formar grupos de 4 a 5 pessoas, misturando as “águias” e as “galinhas”

“A constituição do Brasil fundamenta-se na cidadania e dignidade da pessoa humana”. (Art. 1º) e garante que “todos são iguais perante a lei”.(Art. 5º) Ela afirma que “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e a infância, a assistência aos desemparados. (Artg. 6º)

Com base no texto da Constituição, refletir com o grupo:

-É possível viver a condição “galinha” satisfatoriamente nos dias de hoje?

-Como a condição “águia” pode ajudar para termos mas qualidade de vida?

-Apresentar as conclusões.

c)Atividade para casa

-Discutir em casa, com a família, uma qualidade pessoal que você tem e que começa com a letra inicial do seu nome ou do segundo nome. Anotar para o próximo encontro.

Ex: Paula-Paciente Angela-Amorosa João- jeitoso

7-Momento de oração


-Oração espontânea de louvor a Deus pelas condições de vida que Ele nos proporciona.



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