sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AULA ou ENCONTRO?


Pode parecer uma pouco de implicância minha, mas, me incomoda um bocado quando alguém diz que dá "aula" de catequese ou é "professor" de catequese. A mim parece que a catequese se reduz simplesmente a um processo de ensino-aprendizagem.
Além do mais "aula de catequese" é redundância. Catequese já é o ato de ensinar, assim como a palavra aula. É como dizer: "Vou dar aula de aula".
Sim, a catequese é ensino de certa forma, só que além de Ensino da fé e da doutrina da nossa Igreja, é também, um ENCONTRO de pessoas, entre aquele que tem uma vivência um pouco maior da fé e aquele que pretende se aprofundar nela.
No dicionário encontramos algumas definições de "aula":
- A aula é o horário de estudo de uma turma na escola, em que se pretende um processo de aprendizagem. Também pode ocorrer fora de escolas, como em aulas de ginástica, música, culinária, tele-aulas, aulas não presenciais, aulas particulares, entre outras.
- Do latim aula, "aulé", significa palácio, sala onde se recebem lições, classe, lição. Antigamente, seriam os locais para onde os discípulos eram conduzidos para que recebessem o conhecimento. Popularmente a palavra ‘’’aula’’’ pode ser usada para referir diversos objetos: o local que contém os meios (livros, mesas, quadro-de-giz, e outros) e pessoas (alunos e professores) necessários à realização da aula; período estabelecido em que aluno e professor dedicam-se ao processo ensino-aprendizagem na escola; o momento em que dedica-se à aquisição de algum conhecimento, ou simplesmente a execução de alguma tarefa coordenada (Ex: uma aula de ginástica aeróbica em uma academia).


- Em uma aula tradicional sempre foi considerado necessário a existência de ao menos dois personagens: o professor, indivíduo sábio, dotado do conhecimento, dono da verdade, representando o ensino, e o aluno, representando o aprendizado.
Bom, depois desse Palavrório todo, penso que, definitivamente, NÃO DAMOS AULA, portanto, não somos professores lá na Igreja.
Angela Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário